Olá turmas!
Vamos iniciar mais um trabalho interdisciplinar.Então, para que vocês possam produzir um trabalho de qualidade, sigam as etapas do roteiro abaixo e todas as orientações que serão dadas em sala de aula.
Trabalho interdisciplinar do 1º ano (Português, PD, Inglês, Sociologia, Arte e Filosofia)
Leitura em cena
Etapas do trabalho
1. Leitura da obra A alma encantadora das ruas – João do Rio;
2. Releitura de uma das crônicas a seguir:
a) Pequenas profissões
b) Visões d’ópio
c) Os trabalhadores de estiva
d) Os que começam
e) Mulheres detentas
3. Adaptação do texto narrativo para o dramático. Para isso, vocês devem:
a) Ler o texto atentamente e pesquisar todas as palavras desconhecidas;
b) Modificar alguns vocábulos se houver necessidade;
c) Compreender a crônica e discutir o tema com o grupo;
d) Planejar o que vão alterar e/ou acrescentar: pensem nos fatos que comporão o texto dramático e como as ações vão se encaminhar para criar um conflito entre as personagens.
e) Discutir como prender a atenção da platéia e como encaminhar as cenas para um desfecho triste, poético ou cômico;
f) Produzir o texto no gênero dramático (diálogo) transformando os discursos indiretos em discursos diretos;
g) Dividir o texto dramático em cenas;
h) Produzir as rubricas e digitá-las em outra fonte e entre parênteses;
i) Colocar o nome das personagens com letras maiúsculas antes de suas falas;
j) Definir cenário, iluminação, figurino e quais alunos serão os personagens da peça;
k) Revisar o texto produzido, observar todos os aspectos gramaticais fazendo as correções necessárias, observar se a linguagem empregada está adequada às personagens e verificar se o texto está coerente com os itens propostos;
l) Digitar todo o trabalho ( fonte: arial 12) e entregá-lo para a professora de português. Apenas as turmas H, I, J, K, L e M deverão entregar duas cópias: uma para a professora de português e a outra para a de PD.
4. Durante a apresentação da peça, o grupo deverá declamar um poema com o mesmo tema abordado na crônica. Por isso, assim que compreenderem a crônica, pesquisem um poema e o apresentem para a professora de português. Pesquisem poemas de poetas consagrados como:Carlos Drummond, Cecília Meireles, Florbela Espanca, Ferreira Gullar, Vinicius de Moraes, Manuel de Barros etc. Lembrem-se de que para a encenação da crônica e declamação do poema, o grupo deverá seguir todas as dicas de leitura dramática apresentadas na página 107 do livro de português.
5. O grupo deverá apresentar, como sonoplastia da peça, uma música em inglês relacionada ao tema da crônica. A professora de inglês dará orientações mais específicas sobre esta etapa do trabalho.
6. Cada grupo terá que fazer uma pesquisa sobre o assunto abordado pela crônica e incluir algumas informações na peça teatral. Esta pesquisa será orientada pela professora de sociologia.
7. Após a conclusão de todas essas etapas, o grupo deverá iniciar os ensaios seguindo todas as instruções dadas sobre leitura dramática e encenação nas páginas 107 e 108 do livro de português.
8. O tempo máximo para a apresentação de todo o trabalho é de 15 minutos.
9. A entrega do trabalho escrito, os ensaios e a apresentação acontecerão nas aulas de português nas datas seguintes:
30/05, 31/05 e 01/06 : entrega do texto teatral escrito para as professoras de português e de PD;
06, 07 e 08/06: ensaio para as turmas G, H, I, J, K, L, e M no auditório;
16 e 17/06: ensaio para as turmas A, B, C, D, E e F no auditório;
27,28 e 29/06: apresentação das peças das turmas G, H, I, J, K, L e M no auditório;
30/06 e 01/07: apresentação das peças das turmas A, B, C, D, E e F no auditório.
IMPORTANTE:
ü As peças serão assistidas pelas turmas que, no horário da apresentação, estiverem com os professores envolvidos no trabalho;
ü A avaliação do trabalho seguirá os critérios já apresentados aqui e outros que serão explicitados pelos professores em sala de aula;
ü O cenário de fundo ( painel ) será produzido por turma com a orientação da professora de Artes;
ü Pontuação do trabalho: Português (3,0), PD ( 3,0 ), Inglês ( 1,0 ) , Arte ( 2,0 ) , Sociologia (3,0 ) e Filosofia (2,0)
ü Lembrem-se de que para produzir um trabalho de qualidade é necessário que vocês se organizem com antecedência, dediquem-se , sejam criativos e acreditem na capacidade que vocês têm.
Nenhum comentário:
Postar um comentário