Chega mais perto e contempla as palavras.
Cada uma tem mil faces secretas sob a face neutra
e te pergunta, sem interesse pela resposta,
pobre ou terrível, que lhe deres:
"Trouxeste a chave?"
(Carlos Drummond de Andrade)

domingo, 15 de maio de 2011

Trabalho Interdisciplinar _ Leitura em cena

Olá turmas!

Vamos iniciar mais um trabalho interdisciplinar.Então, para que vocês possam produzir um trabalho de qualidade, sigam as etapas do roteiro abaixo e todas as orientações que serão dadas em sala de aula.

Trabalho interdisciplinar do 1º ano (Português, PD, Inglês, Sociologia, Arte e Filosofia)
Leitura em cena

Etapas do trabalho

1. Leitura da obra A alma encantadora das ruas – João do Rio;
2. Releitura de uma das crônicas a seguir:
   a) Pequenas profissões
   b) Visões d’ópio
   c) Os trabalhadores de estiva
   d) Os que começam
   e) Mulheres detentas 
  
3. Adaptação do texto narrativo para o dramático. Para isso, vocês devem:

a) Ler o texto atentamente e pesquisar todas as palavras desconhecidas;
b) Modificar alguns vocábulos se houver necessidade;
c) Compreender a crônica e discutir o tema com o grupo;
d) Planejar o que vão alterar e/ou acrescentar: pensem nos fatos que comporão o texto dramático e como as ações vão se encaminhar para criar um conflito entre as personagens.
e) Discutir como prender a atenção da platéia e como encaminhar as cenas para um desfecho triste, poético ou cômico;
f) Produzir o texto no gênero dramático (diálogo) transformando os discursos indiretos em discursos diretos;
g) Dividir o texto dramático em cenas;
h) Produzir as rubricas e digitá-las em outra fonte e entre parênteses;
i) Colocar o nome das personagens com letras maiúsculas antes de suas falas;
j) Definir cenário, iluminação, figurino e quais alunos serão os personagens da peça;
k) Revisar o texto produzido, observar todos os aspectos gramaticais fazendo as correções necessárias, observar se a linguagem empregada está adequada às personagens e verificar se o texto está coerente com os itens propostos;
l) Digitar todo o trabalho ( fonte: arial 12) e entregá-lo para a professora de português. Apenas as turmas H, I, J, K, L e M deverão entregar duas cópias: uma para a professora de português e a outra para a de PD.

4. Durante a apresentação da peça, o grupo deverá declamar um poema com o mesmo tema abordado na crônica. Por isso, assim que compreenderem a crônica, pesquisem um poema e o apresentem para a professora de português. Pesquisem poemas de poetas consagrados como:Carlos Drummond, Cecília Meireles, Florbela Espanca, Ferreira Gullar, Vinicius de Moraes, Manuel de Barros etc. Lembrem-se de que para a encenação da crônica e declamação do poema, o grupo deverá seguir todas as dicas de leitura dramática apresentadas na página 107 do livro de português.

5. O grupo deverá apresentar, como sonoplastia da peça, uma música em inglês relacionada ao tema da crônica. A professora de inglês dará orientações mais específicas sobre esta etapa do trabalho.

6. Cada grupo terá que fazer uma pesquisa sobre o assunto abordado pela crônica e incluir algumas informações na peça teatral. Esta pesquisa será orientada pela professora de sociologia.

7. Após a conclusão de todas essas etapas, o grupo deverá iniciar os ensaios seguindo todas as instruções dadas sobre leitura dramática e encenação nas páginas 107 e 108 do livro de português.

8. O tempo máximo para a apresentação  de todo o trabalho  é de 15 minutos.

9. A entrega do trabalho escrito, os ensaios e a apresentação acontecerão nas aulas de português nas datas seguintes:

30/05, 31/05 e 01/06 : entrega do texto teatral escrito para as professoras de português e de PD;

06, 07 e 08/06: ensaio para as turmas G, H, I, J, K, L, e M no auditório;

16 e 17/06: ensaio para as turmas A, B, C, D, E e F no auditório;

27,28 e 29/06: apresentação das peças das turmas G, H, I, J, K, L e M no auditório;

30/06 e 01/07: apresentação das peças das turmas A, B, C, D, E e F no auditório.

IMPORTANTE:
ü  As peças serão assistidas pelas turmas que, no horário da apresentação, estiverem com os professores envolvidos no trabalho;
ü  A avaliação do trabalho seguirá os critérios já apresentados aqui e outros que serão explicitados pelos professores em sala de aula;
ü  O cenário de fundo ( painel ) será produzido por  turma com a orientação da professora de Artes;
ü  Pontuação do trabalho: Português (3,0), PD ( 3,0 ), Inglês (  1,0  ) , Arte (  2,0 ) , Sociologia (3,0   ) e Filosofia (2,0)
ü  Lembrem-se de que para produzir um trabalho de qualidade é necessário que vocês se organizem com antecedência, dediquem-se , sejam criativos e acreditem na capacidade que vocês têm.



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